10 Vícios Bizarros


Antes de tudo, todo o vício é um hábito, mas nem todo o hábito é um vício. O que transforma o hábito em vício é a dependência e a compulsividade, ou seja, é quando a ação passa a fazer parte do terreno fértil dos desvios psicológicos constituído pelos atos de má índole.


1- Vício conectivo.

1-Nomofobia

A curiosa palavra “Nomophobia” oriunda da junção das palavras inglesas “No + mobile + phobia” significa ouvir telefones que não existem, sentir falsas vibrações de celulares, checar compulsivamente emails que não vêm e entrar em depressão com uma súbita baixa no número de ligações recebidas. O medo de ficar sem conexão com o mundo é a nova doença psicológica hiper urbana que aos poucos está invadindo os consultórios médicos.

Uma das sequelas mais devastadoras do vício conectivo foi registrada em crianças européias, que estão sendo internadas em clínicas psiquiatrias devido aos severos sintomas da Nomofobia: diante do decréscimo do número de chamadas, ou torpedos SMS, elas entram em pânico e caem em processo depressivo. O tratamento comumente usado é a suspensão imediata da droga, ou melhor, dos gadgets comunicativos.


2- Pagofagia – vício de comer gelo.

2-Pagofagia

Este hábito faz parte do grupo conhecido como síndrome de pica, ou seja, a predisposição para a ingestão de substâncias não alimentares. A compulsão para comer gelo, segundo as pesquisas científicas demonstram, pode ser consequência de baixos índices de ferro no sangue. A adição de vitaminas do complexo B e ácido ascórbico (vitamina C) na alimentação pode ajudar o organismo a absorver maior quantidade de ferro e, portanto, resolver o problema.

3- Coprofagia – vício de comer fezes.


3-Coprofagia

Certamente que esta foto não ilustra com realismo o fenômeno. Por não querer expor o nível escatológico da coisa, preferi ilustrar este vício com um prato alimentício que é quase igual a fezes, a comida lixo, junk food.

O prefixo Copro significa fezes e o sufixo fagia, ingestão. Então, esta palavra composta de origem grega significa ingestão de fezes por homens e animais. Tal hábito acontece mais comumente entre espécies animais e também em insetos. Enquanto nos animais o ato de comer fezes significa alguma deficiência enzimática, nos humanos adultos é categorizado no campo das patologias psíquicas e taras sexuais.

Há muitos exemplos deste vício nas relações sado-masoquistas, em que a coprofagia é usada como fator de modulação da hierarquia entre dominadores e dominados.



4- Tanorexia – vício em bronzeamento.

4-Tanorexia

A compulsão pelo corpo bronzeado pode ser equiparada aos vícios mais pesados, tais como álcool, cigarro e drogas. Alem da busca moderna da estética perfeita, um fator realimentador do vício é a sensação de bem estar resultante do ato de ficar horas “torrando” no sol, ou em câmaras de bronzeamento.

A exposição aos raios ultra violeta realmente causa a liberação de endorfina pelo cérebro, tanto que nos países frios os habitantes costumam entrar em depressão nos meses com luz solar escassa. À margem dos benefícios, o problema surge quando a dependência ao prazer do bronzeamento se torna compulsiva.

A polêmica cantora inglesa Amy Winehouse, que já foi viciada em cigarro, álcool, cocaína, crack, maconha, homens, tricô, etc., na metade do ano de 2008 foi acusada de ter adicionado um novo vício à sua já extensa lista: ela comprou uma câmara de bronzeamento na qual passa horas por dia. A justificativa inicial da correção de manchas pelo corpo causadas pelo vício em drogas, aparentemente degenerou num outro vício que tem preocupado os amigos da cantora.



5- Papa-defunto – vício em funerais.

5-Vício em Velório

Calma, não estamos falando de necrofagia, que é o habito de comer defuntos, nem de necrofilia, que é o hábito de transar com cadáveres. Ao contrário, este vício inocente quando comparado com os anteriores, é compartilhado por aqueles que têm compulsão de ir a funerais. Não existe cidade que não tenha as velhas carpideiras, capazes de entristecer qualquer funeral, seja por suas choramingas, seja por sua presença sinistra capaz de irritar qualquer parente que ainda não tenha caído em prantos de raiva.

Os viciados em enterros se consideram enxovalhados quando não são convidados para um enterro, mas nestes casos eles resolvem facilmente a “distração” dos parentes através do seu comparecimento voluntarioso às cerimônias fúnebres, forçando a barra da entrada na qualidade de penetras. (Afina, qual parente vai querer um escândalo no dia da despedida do seu ente querido?)



6- Geofagia – vício de comer terra.

6-Geofagia

Para suplementar a alimentação, os povos das civilizações antigas costumavam recorrer ao consumo de terra. Ainda hoje, comer terra é um hábito comum entre habitantes de áreas remotas e miseráveis que não têm acesso a suplementações minerais na sua dieta.

No Haiti as tortas de barro fazem parte da dieta, sendo que eles têm o cuidado de peneirar a terra para retirar as pedras “não comestíveis”. Uma garota do interior Mongólia se tornou famosa no mundo inteiro por ter comido exclusivamente terra por 11 anos!


7- Vício em branqueamento de dentes.

7-Vício em Branqueamento dos dentes

Uma exigência imposta pelos estereótipos modernos de beleza é a necessidade de dentes absolutamente brancos, praticamente azuis. Como todo o vício, este também não poderia deixar de ter seus efeitos colaterais. O uso excessivo de géis branqueadores em aplicações caseiras pode produzir retrações brutais das gengivas, reações alérgicas, sensibilização, fragilização dos dentes e uma série de problemas ortodônticos.

Enquanto o povo se torna escravo do vício do branqueamento, a indústria de produtos odontológicos branqueadores se esbalda com os bilhões de dólares ganhos anualmente, neste caso, a sorte de poucos significa o azar da maioria.


8- Vício em cirurgias estéticas.

8-Vício em plástica

Outro problema advindo na esteira da ditadura dos estereótipos de beleza é o uso da medicina para fins estéticos. Para exemplificar o mecanismo originador da compulsão pela beleza eterna, ao invés de invocar as celebridades óbvias portadoras desta síndrome, tais como os campeoníssimos 
Michael Jackson e Jocelyn Wildenstein, vou me deter no caso da atriz pornô americana Tabitha Stevens.

Ela, na qualidade de uma das pacientes mais habituais do programa televisivo Dr. Hollywood que passa na Rede TV, já fez todos os liftings possíveis, assim como passou em revista o resto do menu de procedimentos: lipoaspiração, botox, lifting, lipoescultura, branqueamento de ânus, implantação de próteses, etc.

A sequência de fotos do processo da Tabitha explica melhor: ao iniciar a sua carreira na indústria de filmes eróticos, ela se submeteu a um “upgrade” que lhe deixou no estado da foto do meio. Porém, a compulsão de seguir adiante e melhorar cada vez mais, produz o efeito mais poderoso do que qualquer droga. Seguiram-se os anos, e com a idade chegando a autodenominada viciada tem comparecido com cada vez maior freqüência nas mesas de cirurgia das clínicas mais afamadas de Beverly Hills.

Falta pouco para que a Tabitha entre para a galeria de horrores dos monstros sequelados da cirurgia plástica, enquanto isto, ela engordará as polpudas contas bancárias dos médicos de Holliwood, que convenhamos, têm um altíssimo custo para manter o seu nababesco padrão de vida.



9- Vigorexia – Vício em exercícios físicos.

9-Vigorexia

Tanto a vigorexia, quanto a anorexia compartilham um nicho comum no rol de problemas da psique humana, já que ambas estão relacionadas com distúrbios na auto-imagem. As pessoas vigoréxicas se sentem esquálidas e querem aumentar mais e mais a sua massa muscular. Quando o conseguem a custa de grandes sacrifícios o tão almejado gigantismo muscular, entram num processo de orgulho e ânsia de crescer ainda mais, indefinidamente.

Praticamente todas as vítimas de vigorexia se tornam presas fáceis para traficantes de fármacos conhecidos como anabolizantes e os viciados em tais substâncias acabam enfrentando problemas graves de saúde, tais como o comprometimento irremediável do fígado, pâncreas e rins, além da degeneração cardíaca.



10- Tricotilomania - vício de arrancar fios de cabelos.

10-Tricotilomania


As pessoas portadoras deste transtorno arrancam involuntariamente quaisquer pelos do próprio corpo, geralmente das sobrancelhas e cabeça. Os pesquisadores supõem que é causado como uma resposta muito peculiar ao estresse.

Os problemas resultantes deste vício são enormes, basta procurar na Internet pelas palavras tricotilomania e tricotifilia, que denominam os vícios de arrancar e comer cabelos, para ver fotos espantosas de pessoas com terríveis sequelas.

0 comentários:

Postar um comentário